domingo, 17 de abril de 2011

MEU PRIMEIRO EMPREGO

Acompanhei a saga dos recém formados desde o primeiro dia.

ENTREVISTA DE RECRUTAMENTO
Uma entrevista foi marcada para 4 candidados, os quais acreditavam que seria para a concorrência de uma vaga real, porém, na verdade, foi um teste para esses 4 que almejavam uma vaga no mercado de trabalho para sua primeira experiência profissional. Max Gehringer, estava do outro lado de uma parede espelhada para avaliar o desempenho dos candidatos.
Candidatos:
- Diego Manes, 23 anos, é formando em Administração
- Gabriela Oliveira, 21 anos, acaba de se formar em Publicidade
- Fábio Costa, 27 anos, terminou o curso de Engenharia Ambiental
- Mayla Ladeira, 20 anos, acaba de concluir o curso técnico em Química

Analisando os candidatos, a Gabriela chegou com 1h de atraso e com vestis inadequadas, os outros cumpriram os horários e vestiam-se adequadamente.
Começou a dinâmica e todos seriam, teoricamente, reprovados se considerando a rigidez das exigências, cada um por um motivo diferente.
Mas como tudo não passava de um teste para o programa foi dada uma chance para cada um.
NAS EMPRESAS
Cada candidato teve sua chance dentro de suas áreas: publicidade, adm, eng. ambiental e laboratório.
As 2 meninas se destacaram logo no início, os 2 rapazes receberam observações, mas todos cumpriram seus papéis dentro do proposto.

APROVAÇÃO
Todos foram convidados a permanecer nas empresas, cada qual com uma observações para mudanças de postura, tais como: agilidade, conhecimento, flexibilidade, trabalho em equipe.
Por que resolvi falar sobre isso?
Sabe qual foi a que mais se destacou?
Aquela que chegou atrasada 1h, e ainda, veio com uma camisetinha com o sutiã aparecendo.
Ai eu pergunto: Uma simples entrevista em uma empresa de RH pode avaliar os conhecimentos de alguém? Sabemos que numa situação dessas um candidato fica nervoso, inseguro e pode deslizar.

UMA OPORTUNIDADE PARA UM EMPREGO, E PRINCIPALMENTE, O PRIMEIRO EMPREGO, PRECISA SER AVALIADA COM MENOS RIGOR PARA DAR UMA CHANCE AOS QUE, APARENTEMENTE, NÃO CORRESPONDE ÀS EXPECTATIVAS DO EMPREGADORES.

Nenhum comentário: